14 May 2014

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft.


é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode salvar e acessar seus documentos, fotos, músicas e vídeos a qualquer hora e em qualquer lugar com conexão à Internet, dispensando o uso de pendrives e HD externos. Além disso, o serviço está disponível para computadores, smartphones e tablets e oferece backup automático de alguns tipos de dados de forma prática e segura.

OneDrive é o serviço de armazenamento da Microsoft disponível em desktops e dispositivos móveis (Foto: Divulgação/Microsoft)

Veja este guia completo sobre como utilizar o OneDrive para salvar cópias do seu arquivos na Internet e evitar problemas com falhas técnicas, roubo de dispositivos ou perda. Confira tudo nos passos a seguir:

Como acessar o OneDrive no navegador

Se o usuário já tem um e-mail da Microsoft (Hotmail, Live, Outlook.com e outros) , não precisa se inscrever no OneDrive, já que o serviço é adicionado à sua conta automaticamente. Sendo assim, há duas formas de acessar o serviço de armazenamento na nuvem:

1) Acesse o OneDrive e digite seu login e senha de e-mail do Outlook, Live ou Hotmail.

OneDrive pode ser acessado com login do Outlook, Live ou Hotmail (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

2) Se estiver na sua caixa de entrada do e-mail, clique na seta ao lado da logo do Outlook.com. Na aba que se abre, clique em "OneDrive".

OneDrive também pode ser acessado através do Outlook.com na barra superior da janela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto. Seguindo qualquer uma das duas opções, conseguirá acessar o seu OneDrive.

Como criar uma pasta

Assim como no computador, a melhor forma de organizar o seus arquivos na nuvem é a partir de pastas. Veja como criar uma:

Passo 1. Clique no botão “Criar”, localizado na barra superior, e escolha a opção "Pasta". Ou, simplesmente, clique em qualquer espaço vazio com o botão direito e, no menu que que se abre, escolha as opções "Criar" e depois "Pasta", como no computador;

OneDrive oferece a opção de criar pastas para organizar melhor seus arquivos na nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na pequena janela que se abre na parte superior, digite o nome da pasta e clique no botão "Criar";

Pastas no OneDrive servem para organizar melhor os arquivos e devem podem ter um nome como no computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Sua pasta será criada no serviço de nuvem e será exibida na tela.

OneDrive exibe sua pasta criada junto com os outros arquivos já existentes no serviço (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como adicionar arquivos no OneDrive

Passo 1. Acesse a pasta na qual deseja adicionar um arquivo e clique no botão “Carregar”;

OneDrive pode receber novos arquivos através do botão carregar localizado na parte superior do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na janela que se abre, navegue até o local no qual os arquivos estão salvos no seu computador. Você pode selecionar apenas um ou vários para serem carregados simultaneamente. Feito isso, selecione o botão “Abrir”;

OneDrive aceita upload de um ou mais arquivos localizados no seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Uma pequena guia será aberta para exibir o progresso do upload dos seus documentos. Aguarde até que o processo esteja concluído.

OneDrive exibe guia com o status de carregamento de seus arquivos para a nuvem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora, seu arquivo já estará armazenado e seguro no OneDrive e poderá ser acessado de qualquer lugar, bem como editado.

Como excluir um arquivo no OneDrive

Passo 1. Ao passar o mouse sobre um arquivo, um quadradinho será exibido no canto superior esquerdo. Clique sobre ele para selecioná-la. Você pode fazer isso com quantas imagens quiser;

OneDrive oferece a opção de selecionar um ou mais arquivos para excluir (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na barra superior, clique no botão “Gerenciar” e, logo após, clique em "Excluir". Um atalho é clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse. Será exibido um menu como no computador, no qual você poderá excluir o documento.

Arquivos do OneDrive podem ser excluídos como no computador, mas usuário pode desfazer ação em caso de arrependimento (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto. Seu arquivo foi excluído do OneDrive. Caso se arrependa, você ainda pode desfazer a ação, clicando sobre a opção “Desfazer” na pequena janela exibida.

Salvando um arquivo do OneDrive no computador

Passo 1. Para baixar o seu arquivo do OneDrive em outro computador, basta selecionar o mesmo como no item anterior e clicar sobre o botão baixar da barra superior;

OneDrive também oferece download de arquivos na nuvem para o seu computador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Outra opção é clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar o botão "Baixar";

Arquivos do OneDrive também podem ser baixados através de atalhos como na interface do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Agora, basta escolher o local onde deseja salvar o documento e este já estará no seu computador.

Como compartilhar um arquivo ou pasta

Outra vantagem do OneDrive é que você não precisa levar mais um pendrive ou HD externo na casa de um amigo, por exemplo, para que ele tenha acesso a um arquivo. Basta compartilhar o documento ou pasta para que uma ou mais pessoas possam visualizá-los.

Passo 1. Selecione o arquivo ou pasta que deseja conceder o acesso. Na barra superior, toque em "Compartilhar";

OneDrive oferece a opção de compartilhar arquivos e pastas com seus amigos e contatos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Na guia que se abre, é possível convidar pessoas específicas para ter acesso aos arquivos ou compartilhar um link, que poderá ser usado por qualquer um. Em ambos os casos, você pode decidir se a pessoa pode apenas visualizar os dados ou editá-los também. Feito isso, clique em "Compartilhar".

Arquivos do OneDrive pode ser compartilhados com contatos específicos ou através de links (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto. Agora seu arquivo já está disponível para visualização de seus amigos ou para edições conjuntas.

Como usar o aplicativo para Desktop

Se você é usuário do Windows Vista, 7 ou 8, a Microsoft oferece um cliente para desktop gratuito, que exibe seus arquivos do OneDrive de forma rápida e sem necessidade de abrir o navegador. Usuários do versão do Windows 8.1 já contam com o aplicativo integrado.

Passo 1. Baixe o OneDrive no TechTudo Downloads e, após instalar, entre com a sua conta. O programa exibirá uma pasta para os seus arquivos na nuvem como outra qualquer do seu computador;

OneDrive pode ser acessado normalmente através da área de trabalho do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Você pode navegar nas pastas do seu OneDrive normalmente e copiar, excluir, adicionar, renomear ou fazer qualquer tipo de gerenciamento nos seus arquivos utilizando os comandos comuns do Windows. Todas as modificações serão salvas automaticamente quando o computador estiver conectado;

OneDrive pode ser modificado como uma pasta qualquer do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Caso você abra algum arquivo, o documento se tornará disponível offline automaticamente e poderá acessá-lo sem Internet posteriormente. Se quiser tornar todos os arquivos em modo offline, clique com o botão direito no ícone do OneDrive na barra de navegação e, logo após, em “Tornar disponível offline”. O mesmo vale para dados individuais;

Usuário pode tornar todos os arquivos do OneDrive offline ou só aqueles que desejar (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Sempre que adicionar um arquivo no seu OneDrive ou modificar algum documento, é possível observar o progresso no ícone do serviço na área de notificações, localizada no canto direito da barra de tarefas. Enquanto o botão de nuvem estiver com uma barra de progresso, suas alterações ainda não foram salvas.

OneDrive para desktop exibe ícone de progresso na barra de notificações do sistema (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você sabe acessar o seu OneDrive diretamente na área de trabalho, sem abrir o navegador. Você pode modificar seus arquivos e desligar o seu computador: tudo será salvo automaticamente em segundo plano quando a Internet estiver conectada.

Como usar o aplicativo para Windows 8 e 8.1

Caso você seja usuário do Windows 8 ou 8.1, o OneDrive possui ainda um aplicativo para a nova interface. No geral, toda navegação e gerenciamento é bastante parecida com a versão de navegador, já que ambos compartilham um layout muito parecido. A única diferença é que, ao clicar com um botão direito sobre uma pasta ou arquivo, o menu com as opções será exibido na para inferior.

OneDrive para Windows 8 e 8.1 tem interface parecida com a do navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O aplicativo do OneDrive oferece também a opção de disponibilizar todos os seus arquivos offline. Para isso, acesse a Charm Bar na extremidade direita da tela, clique em Configurações e, logo após, em opções. No menu que se abre, ative a opção para acessar os arquivos offline.

OneDrive para Windows 8 também oferece a opção de tornar todos os arquivos offline (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como usar o aplicativo para smartphones e tablets

Se utiliza um dispositivo iOS ou Android, pode fazer o download do aplicativo do OneDrive gratuitamente no seu smartphone e tablet. Já é usuário do Windows Phone? Então saiba que o serviço já vem automaticamente instalado no seu aparelho.

Passo 1. Todo o gerenciamento do OneDrive é semelhante com o mostrado anterior. É possível adicionar arquivos da sua biblioteca do smartphone ou tablet e também apagar, renomear, mover, entre outros;

OneDrive também oferece versões para iOS, Android e Widnow entre outros.

 Phone com usabilidade semelhante ao navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Uma opção que merece destaque, no entanto, é a possibilidade de fazer cópias automáticas das fotografias tiradas no seu dispositivo. Para isso, acesse as configurações do aplicativo e ative a opção “Backup de Câmera”.

OneDrive para iOS, Android e Windows Phone traz ainda a opção de fazer backup automático de fotos da câmera (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Gerencie seus arquivos no smartphone ou tablet e ative a opção de backup automático, para tornar tudo mais prático. A função do OneDrive é extremamente recomendada, já que evita possíveis dores de cabeça em caso de perda ou roubo do seu dispositivo móvel.

 

Texto criado por ELSON DE SOUZA
fonte da informação TechTudo